segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Lareiras em qualquer lugar!!!



Quer uma destas para pendurar suas meias e esperar Papai Noel? Você pode ter uma na sua casa ou apartamento rapidinho! As crianças podem - e devem - ajudar na construção. Tudo bem que a parte pesada acaba ficando por nossa conta, mas a minha filhota ajudou bastante e quando se cansou, ficou criando outras invenções com o material que sobrou. Para fazer é assim:

Pegue caixas de papelão o suficiente para montar uma estrutura com duas colunas, tampa, fundo atrás e no chão. Os supermercados costumam ceder sem problemas. Vá cortando e colando com fita adesiva larga. No começo fica mais ou menos assim:




Você pode fazer do tamanho que quiser. Só como referência, a nossa ficou com 82cm alt X 94cm larg X 48cm prof.
Depois de montar a estrutura, forre tudo com papel pardo. Na parte de cima forre com papel pedra. Assim:


Aí você pega tinta acrílica vermelha, marrom e creme e coloca um pouco de cada num prato descartável grande. Coloque mais da vermelha que as demais. Misture grosseiramente, para não ficar tudo de uma cor, mantendo as diferenças. Pegue uma esponja de lavar louça, recorte um pouco no comprimento para ela ficar menos quadrada e mais retangular. Molhe a parte amarela da esponja nas tintas e vá carimbando o papel pardo. Faça a linha de cima descasando com a de baixo, fazendo todo o contorno, assim:


No final você pode dar um acabamento na parte de baixo, colando uma tira de papel pedra em volta de tudo. Para fazer o "fogo", pegue gravetos ou tronquinhos (nós pegamos na pracinha, das árvores que tinham sido podadas) e faça aquele formato tradicional de fogueira (dois pra lá, dois pra cá. E não é dança!). Recorte dois quadradões de tule vermelha, coloque um em cima do outro, com as pontas descasadas, pegue um pisca-pisca (que não pisque - que ironia) pequeno vermelho, coloque no meio dos quadrados de tule e junte as pontas, como se fosse embrulhar um ovo de Páscoa - sem amarrar. Enfie este embrulhinho no meio do arranjo de gravetos, faça um pequeno corte na parte de trás da lareira para passar o fio, ligue na tomada e  - TCHA-NAN !


Ah, é claro, enfeite como quiser!

E um Natal dos melhores para todos: muita alegria, aconchego da família, comidas deliciosas, presentes com carinho e confusão da boa!!!

6 comentários:

  1. Ei Lu, achei muito legal sua idéia, mais uma vez vc está de parabéns !!! ♥

    Beijinhos,

    Lisinha !!!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, ficou show! Você falou e eu não imaginava
    tanto!!!
    "É ruim de tu joga fora." rsrsrsrs
    Bjs,
    Nat

    ResponderExcluir
  3. Lu, não sabia desse seu blog!!!Achei muito ,muito bom!A lareira foi show!Pena que só vi hj, pois senão teria feito com Belinha, já que ela ainda acredita em Papai Noel e esta noite mesmo ainda falou que ,queria mesmo era ter uma lareira!Se ano que vem, ainda houver esta magia com ela, farei; mas AMEI!!!Vou espalhar, para algumas amigas, posso?
    Bjs para vc, Giovanna e sua família!
    Andréa Gutman

    ResponderExcluir
  4. Claro! É para isso mesmo: compartilhar! Bjus!!!

    ResponderExcluir
  5. vai tinta vermelha e marrom e que creme que vai?

    ResponderExcluir