sábado, 17 de abril de 2010

Ovo de papel


É isso mesmo: ovo de papel. Acabei postando depois da Páscoa, mas sabe como é, com filha aniversariando a gente não tem tempo pra nada. Então a dica já fica para o ano que vem!



Minha filha e eu fazemos este ovo para a professora titular. Para os demais fazemos outra coisa, porque como vocês vão ver, dá um certo trabalho e principalmente leva tempo. As crianças podem e devem ajudar, ainda mais quando é um presente para a professora. Mas fique sabendo que a maior parte do trabalho vai acabar sendo sua, porque é um processo lento e a maioria dos pequenos não tem paciência de participar até o final. 

As fotos abaixo podem ser de vários ovos diferentes, não estranhem. É que selecionei as fotos que melhor demonstram cada etapa, independentemente de qual ovo ou de qual ano era.

Chega de lero-lero. É o seguinte - você vai precisar de:
  • um balão (tamanho 5 está bom, mas você pode fazer do tamanho que quiser) (Ah! Importante! Tem que ser balão novo, na validade, senão ele não aguenta a umidade e murcha antes de ficar pronto!)
  • papel toalha picado
  • mistura de 1/2 parte cola branca + 1/2 parte água (não precisa ser exato, pode ser no olhômetro)
  • pincel largo
  • linha ou cordão
  • suporte para o balão (pode ser uma vasilha redonda de tamanho que encaixe o balão)
  • chocolate ou outras guloseimas para rechear (tem que ser coisas pequenas)
  • tinta guache
  • pincel fino para pintar os detalhes
  • papel celofane e fita para embrulhar
Encha o balão. Amarre uma volta do cordão em volta do balão, na parte mais gorda. Você vai precisar de uma quantidade de cordão que dê 3 ou 4 voltas no balão e fique uma ponta sobrando. Não corte o cordão. Assim:



Agora vá passando, com o pincel largo, a mistura de cola no balão e colando os pedaços de papel toalha até um pouco antes da parte que está em contato com o suporte. Faça uma camada de papel em torno do balão. Deixe a parte do cordão que está presa ao rolo para fora. Assim:



Depois pegue o cordão e dê uma volta no balão, passando por cima da volta que ficou por baixo do papel toalha colado. Coloque outra camada de papel toalha, repetindo o processo anterior. Repita mais uma ou duas vezes este procedimento, até que ache que está bem coberto e que vai ficar resistente quando secar.

Agora, paciência. Espere secar até o papel ficar bem duro. Vai levar um ou dois dias se estiver calor. Vire o ovo do outro lado e faça a mesma coisa, colando a mesma quantidade de camadas. Deixe o bico do balão para fora. Quando estiver seco, bem durinho e relativamente resistente, segure o bico do balão e fure-o. Pelo buraco que ficou, retire o balão estourado lá de dentro.

Para colocar o recheio, faça uma abertura maior cortando em forma de X. Coloque os chocolates lá dentro. Nessa parte as crianças voltam a se interessar! Eu coloco também uma "palhinha", que ajuda a não ficar aquele chocalho de chocolate, o que pode acabar amassando o ovo. Assim:



Agora feche o buraco da mesma forma: camadas de papel toalha e cola. Se precisar coloque um "enxerto" - um pouquinho de papel toalha embolado - para o bico ficar arredondado, e não achatado como provavelmente está ficando. Vai ficar assim:



Espere secar (não deixe no sol ou no calor excessivo!) e pinte. Aqui as crianças participam também. Cada um pinta como quiser! Se quiser fundo branco, pinte com guache branco - não espere que o papel toalha vá deixar o ovo branquinho... Já fizemos assim:







Agora é só embrulhar! Eu acho que o celofane transparente valoriza a pintura da criança. Se quiser pode colocar uma etiquetinha de instrução para abrir o ovo, assim:



That's it!



2 comentários:

  1. Ei Luciana, fico só babando a sua criatividade, PARABÉNS !!!

    Ficou muito legal mesmo ...

    beijinhos de Lisinha !!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu! Lindíssimo este ovo. Ano que vem, vou me aventurar. Agora, o desafio: fazer a pinhata!!!
    Beijões, Leleti.

    ResponderExcluir