Quero provar Butterbeer, ir na Dragon Challenge, escolher minha varinha...
terça-feira, 29 de junho de 2010
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Suporte para cupcakes
Fiquei devendo o suporte para cupcakes mas não me esqueci! Então prepare a lista de compras da papelaria - será pequena, garanto. Você vai precisar de :
- folha de isopor com 1,5 ou 2cm
- 2 pratos de tamanhos diferentes (pode ser tampa de panela, bandeja, qualquer coisa que possa servir de guia para cortar o isopor) - o tamanho vai depender do tamanho de suporte que você quer fazer. Eu usei um pratinho de sobremesa e uma tampa de panela um pouco maior.
- faca para cortar isopor (vai estragar, então use uma velha) (para este tipo de corte eu prefiro a faca do que o cortador de isopor)
- uma lata vazia de sustagen (pode ser outra lata ou embalagem redonda que você tiver)
- papel para forrar (é bom usar um papel mais grossinho para dar melhor acabamento, não marcando a cola quando secar - pode ser cartolina)
- fita para forrar a lateral do isopor (mesma espessura do isopor)
- cola de isopor
- fita dupla face
- cola quente
Primeiro você corta um círculo de cada tamanho na folha de isopor. Faça isso na cozinha. Deixe uma chama acesa em fogo baixo no fogão para ir esquentando a faca. Corte em cima da pia, que não vai ser estragada pela faca. Assim:
Depois de cortar, use os círculos de isopor para riscar o papel que vai forrar o suporte. Passe fita dupla face nas laterais dos círculos.
Agora recorte os círculos de papel e cole no isopor com cola de isopor. Eu escolhi papel crepon metalizado e colei antes em uma cartolina para dar melhor acabamento, já que o crepon é fino e instável. Cuide para deixar as bordas bem coladas sem vazar cola para fora. Sugiro passar a cola próximo à borda e espalhar com os dedos até chegar à borda. Depois de colar o círculo de papel, cole a fita nas laterais, assim:
Quando terminar, você terá dois círculos assim:
Agora forre a lata com o papel escolhido. Pode colar o papel na lata com durex, mas quando for colar a outra ponta use cola para ficar mais bonitinho. Assim:
Para ficar mais fácil de pegar (e não ficar esquisito), cole (com cola de isopor) pedaços de isopor na parte de baixo do círculo maior, fazendo uns pezinhos, assim:
Agora é só montar: cole, com cola quente, a lata na base e depois a parte de cima na lata, assim:
Tá pronto!
É bom lembrar que você pode fazer do tamanho que quiser, com mais "andares", pode ser quadrado, oval, retangular, whatever! Ah, e no dia da festa ficou lindinho assim:
Vai lá fazer, é molinho...
sexta-feira, 18 de junho de 2010
"CopaCakes" - minha versão de lanche para dias de jogo do Brasil
Passei aqui para mostrar minha nova versão de cupcakes: os "CopaCakes"!!! Que tal???
Foi uma farra aqui em casa: pai, mãe, filha, avó, tios e primos que moram looonge mas deram a sorte de desembarcar aqui na véspera da estreia do Brasil na Copa. Confesso que foi difícil parar o papo atrasado para ver o jogo. Visto o jogo, fomos lanchar (que ninguém é de ferro) e a conversa rendeu até quase 10 da noite. Família é tudo de bom, né? Chega de reme-reme, vamos para os preparativos daquele dia.
Faça assim: pegue a receita do cupcake que já postei, faça e coloque numa forminha verde ou amarela (ou dourada, no caso de só ter essa, rsrsrsrs). Enfeite com confeitos verdes de trevinho, para dar sorte e uma bandeirinha. Molinho de fazer: se não tiver no seu Clipart é só dar um Google e baixar. Imprima um monte para enfeitar o que mais você quiser.
Na mesa, toalha do Brasil, bandeirinhas maiores e o que tiver de petiscos. Aqui teve - além dos CopaCakes - amendoim, Opa, castanha, MM's verdes e amarelos, brigadeiro de copo, bolo de farofa, caponata, pastinha de palmito, azeitona, tomate seco, ervas finas e atum. Torradinhas, claro - simples e temperadas com alho. Coca-cola, guaraná, mate e cerveja.
Deixei na mesa vários pratinhos e tigelinhas para cada um montar seu kit-belisco e se sentar na frente da televisão para ver o jogo devidamente abastecido. Todos os preparativos alimentícios funcionaram super bem e agradaram a todos (liberei até um fandangos para alegria da minha filhota). Pena que o jogo não tenha sido tão bom assim.
O Dunga escondeu tanto o jogo que deve estar procurando até agora... Espero que ele ache até domingo, para a gente comer mais feliz!!!
terça-feira, 1 de junho de 2010
Primeiros pontos
Numa ida à livraria, minha filha se apaixonou por um livro de costura. Ela sempre escolhe uma pilha de livros e eu sempre falo que não podemos levar todos, que tem que escolher menos (um, dois três - depende do preço e da ocasião). Por isso ela já veio se explicando, abraçada ao livro:
- Mãe, eu A-MEI esse livro! Eu tenho que levar! Eu pago do meu dinheiro, só que eu não trouxe, então você paga no cartão que depois eu te pago. Eu tenho que levar! É lindo, é fófi, olha que coisas maneiras! Caraca! Eu TENHO que levar! Isso é muito "maney" (maneiro)! Ai, que fófi!
Agora me diz se uma mãe que ama livros pode resistir a um pedido desses? Nem que custasse duzentos reais.... Claro, compramos o da costura e um que ensina a fazer brinquedos de sucata. Mas esse é assunto para outra hora, ainda está adormecido na prateleira, esperando a fúria da costura passar para poder ter seu tempo de brilhar. Sei que a hora dele vai chegar, então acho melhor já ir juntando sucata...
Voltando ao assunto. Claro que depois de comprar o livro eu tive que correr nos armarinhos e comprar feltro, tecido, linha de bordar, agulha de bordar e etc. Não sem antes verificar o que tinha em casa para não comprar nada repetido. Ainda faltam muitos materiais para executar tudo o que o livro ensina, cada coisa "fófi" mesmo. E tudo fácil, para criança.
Então chegou o dia em que minha filha costurou pela primeira vez! Sei que mãe é um bicho babão, mas tenho que dizer: ela é muito jeitosa! Me surpreendi. Claro que ajudei bastante no começo. Mas ela pegou o jeito e costurou sozinha! Cortou tecido, alfinetou, costurou e passou fita na bainha! Gente, fiquei impressionada! A primeira costura foi essa, um saquinho que ela fez para a avó guardar as chaves:
Depois ela se animou - já tinha aprendido, né? - e resolveu fazer mais dois, um para ela e um para mim. O meu eu já estou usando e mostrei para as amigas. Só falta colocar um letreiro dizendo que foi ela quem fez, e sozinha! Ganha um saquinho quem adivinhar qual é o meu e qual é o dela...:
Agora vou ensiná-la a fazer as costurinhas de feltro. Como eu nunca tinha feito - apesar de parecer fácil - resolvi fazer uns testes, olha só:
Ainda preciso melhorar, mas acho que já dá para ensinar à minha filhota, certo?
Esse lance de costura é muito legal, independentemente da habilidade da costura em si, para servir como um momento de compartilhar, de cumplicidade com alguma coisa. Nós sempre fazemos "artesanias" juntas, o pai também participa às vezes, então não foi uma novidade fazer algo juntos. Mas esses momentos são sempre legais! Recomendo costuras, colagens, pinturas, comidas... qualquer coisa que as crianças possam participar. Vai ser um momento prazeiroso, você vai se surpreender com as habilidades delas, vai ficar feliz de vê-las feliz e elas ainda vão aprender mais uma novidade e aumentar sua bagagem de conhecimentos. Nunca se sabe como isso pode influenciar o desenvolvimento e despertar interesses para a vida delas! Podemos contribuir muito abrindo portas e dando acesso a experimentar, não vamos perder essa oportunidade...
Me contem suas experiências com os filhotes!
Assinar:
Postagens (Atom)