terça-feira, 1 de junho de 2010

Primeiros pontos

Não tem orgulho maior para uma mãe que ver sua cria se interessando por algo novo, aprendendo e produzindo, né?

Numa ida à livraria, minha filha se apaixonou por um livro de costura. Ela sempre escolhe uma pilha de livros e eu sempre falo que não podemos levar todos, que tem que escolher menos (um, dois  três - depende do preço e da ocasião). Por isso ela já veio se explicando, abraçada ao livro:

- Mãe, eu A-MEI esse livro! Eu tenho que levar! Eu pago do meu dinheiro, só que eu não trouxe, então você paga no cartão que depois eu te pago. Eu tenho que levar! É lindo, é fófi, olha que coisas maneiras! Caraca! Eu TENHO que levar! Isso é muito "maney" (maneiro)! Ai, que fófi!

Agora me diz se uma mãe que ama livros pode resistir a um pedido desses? Nem que custasse duzentos reais.... Claro, compramos o da costura e um que ensina a fazer brinquedos de sucata. Mas esse é assunto para outra hora, ainda está adormecido na prateleira, esperando a fúria da costura passar para poder ter seu tempo de brilhar. Sei que a hora dele vai chegar, então acho melhor já ir juntando sucata...

Voltando ao assunto. Claro que depois de comprar o livro eu tive que correr nos armarinhos e comprar feltro, tecido, linha de bordar, agulha de bordar e etc. Não sem antes verificar o que tinha em casa para não comprar nada repetido. Ainda faltam muitos materiais para executar tudo o que o livro ensina, cada coisa "fófi" mesmo. E tudo fácil, para criança.

Então chegou o dia em que minha filha costurou pela primeira vez! Sei que mãe é um bicho babão, mas tenho que dizer: ela é muito jeitosa! Me surpreendi. Claro que ajudei bastante no começo. Mas ela pegou o jeito e costurou sozinha! Cortou tecido, alfinetou, costurou e passou fita na bainha! Gente, fiquei impressionada! A primeira costura foi essa, um saquinho que ela fez para a avó guardar as chaves:



Depois ela se animou - já tinha aprendido, né? - e resolveu fazer mais dois, um para ela e um para mim. O meu eu já estou usando e mostrei para as amigas. Só falta colocar um letreiro dizendo que foi ela quem fez, e sozinha! Ganha um saquinho quem adivinhar qual é o meu e qual é o dela...:



Agora vou ensiná-la a fazer as costurinhas de feltro. Como eu nunca tinha feito - apesar de parecer fácil - resolvi fazer uns testes, olha só:






Ainda preciso melhorar, mas acho que já dá para ensinar à minha filhota, certo?

Esse lance de costura é muito legal, independentemente da habilidade da costura em si, para servir como um momento de compartilhar, de cumplicidade com alguma coisa. Nós sempre fazemos "artesanias" juntas, o pai também participa às vezes, então não foi uma novidade fazer algo juntos. Mas esses momentos são sempre legais! Recomendo costuras, colagens, pinturas, comidas... qualquer coisa que as crianças possam participar. Vai ser um momento prazeiroso, você vai se surpreender com as habilidades delas, vai ficar feliz de vê-las feliz e elas ainda vão aprender mais uma novidade e aumentar sua bagagem de conhecimentos. Nunca se sabe como isso pode influenciar o desenvolvimento e despertar interesses para a vida delas! Podemos contribuir muito abrindo portas e dando acesso a experimentar, não vamos perder essa oportunidade...

Me contem suas experiências com os filhotes!


3 comentários:

  1. Nossa Geovanna, PARABÉNS ... seus saquinhos ficaram lindos, é criativa igualzinho a mãe.
    Bom, esses dias a minha filha resolveu pintar algumas caixinhas, claro que precisei tbm ajudar, mas realmente é muito legal, nos divertimos muito, no final estávamos sujas e a relação mãe-filha só faz crescer, quando temos um pouquinho de tempo e tbm um pouquinho de boa vontade para fazer essas atividades com os nossos filhos. beijinhos da família CAPIXABA !

    ResponderExcluir
  2. Ah, seu saquinho Lu, é o verde, pois sei que é a sua cor preferida ... rsss !!!
    beijinhos, Lisinha !!!

    ResponderExcluir
  3. Não é o verde q é a cor preferida da Lu, é o roxo q é a cor preferida da Gi...rsrsrs acertei?
    Lu, é muito bom mesmo, compartilhar com os filhos é ótimo! E costurar... é muito boooooooommmmmm!!!!
    Bjks. Sucesso nas costurinhas.

    ResponderExcluir