quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Lembrancinha para o Dia das Professoras

Eu tenho um princípio: não organizo listinha para comprar presente de professora em grupo. Se alguém se dispuser a fazer, ótimo, participo numa boa, acho maravilhoso. Mas EU fazer, nem pensar.

Sei por experiência própria que dá muito trabalho: fazer bilhetinho, imprimir, mandar pela agenda, receber o dinheiro dos outros, as ligações com dúvidas, ir ao shopping, escolher presente. Ô dúvida, o que comprar que atenda aos requisitos: a professora gostar, os alunos gostarem de dar para a professora, as mães gostarem, o dinheiro dar. Ou seja, quase impossível. Fora que você gasta tempo (mais do que possam pensar), tinta da sua impressora (esperem até o final antes de me chamarem de pão-dura), paga o estacionamento do shopping para não desfalcar o dinheiro do presente, acaba fazendo um lanchinho engordativo no shopping que não estava programado, se descabela para atender todos os requisitos acima, faz xerox das notas fiscais do(s) presente(s) para prestar contas, mandando tudo bonitinho, bem grampeado (senão fica chato a professora saber quanto foi o presente) para cada criança que participou da vaquinha.

Aí o dinheiro acabou. Na verdade até faltou, mas você já inteirou do seu bolso, nem foi tanto assim, tranquilo. E aí pensamos: não vai ter nenhum bolinho??? Então você e umas três mães mais chegadas resolvem colocar mais uma graninha para comprar uma torta. Ou então alguma se propõe a fazer ela mesma um "bolinho". Uma leva pratos, garfinhos, guardanapos de casa, a outra leva refrigerantes e sucos e a outra se vira para levar copos e uma pipoquinha. Beleza! Presente, cartão, festa, tudo resolvido, mesmo que tenha doído mais no seu bolso que no dos outros. Mesmo que você tenha se enrolado toda para dar conta das suas tarefas porque foi ao shopping, ficou no computador fazendo bilhetinho, etc e tal.

Até aí tudo bem, eu faria tudo isso de novo se a história acabasse por aqui. Hummmm, quero dizer, não sei não. Dá muito trabalho mesmo. E toma tempo. Mas supondo que eu fizesse. Já pensou fazer isso tudo e ainda ficar sabendo que outras mães fazem comentários tipo:
  • "Essas mães de porta de escola não têm mesmo o que fazer! Ficam inventando listinha e a gente acaba tendo que participar." 
  • "Nossa! Acho um absurdo pedir R$ 10, é muito caro!"
  • "Só deu para comprar isso??? Com tanta gente participando??? Aposto que tem mãe embolsando nosso dinheiro."
Aí você fica pau da vida, porque passa por aquilo tudo que já expliquei, não obriga ninguém a participar da vaquinha - escreve no bilhetinho que quem quiser participar deve mandar o dinheiro até o dia tal. Pede R$ 10, o que eu acho bem razoável. O que você sozinha conseguiria comprar com R$ 10? O pior de tudo, disparado, é esse comentário que você tá embolsando dinheiro alheio. Pelamordedeus!!! Alguém ainda me acha pão-dura por incluir a tinta da impressora na história?

Por isso é que eu não organizo vaquinha.

E faço assim: compro o que eu puder mais legalzinho para a professora titular. Para as demais (educação, física, música, informática, inglês, etc.)faço uma lembrancinha, já que não dá para comprar presente para todo mundo. Ano passado fiz pão de mel. Este ano fiz brownie. Com bastante nozes, um embrulhinho caprichado e um cartãozinho carinhoso. As professoras adoram e se sentem lembradas. Hoje minha filhota levou as lembrancinhas, que ficaram assim:




Coloquei 2 pedaços de brownie embrulhados individualmente em papel chumbo. Depois embrulhei no crepom marrom, passei uma faixa de papel ondulado em volta e colei com cola quente. Colei também o lacinho, o coração e a etiqueta de baixo. Depois coloquei num saquinho de celofane, junto com o cartão em forma de coração e fechei com um arame prateado. Voilá!

2 comentários:

  1. Lu, vc poderia colocar o passo a passo da receita do brownie e do pão de mel.Só de olhar dá vontade de comer...Beijos, Ana Catarina.

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras da Ana Catarina...A receita, pleaseeee....Deu água na boca!
    Bjs,
    Teresa

    ResponderExcluir